Por Bárbara Vitoriano
A rotina facilita muita a vida das crianças e também dos pais. Essa organização das atividades do dia auxilia em várias áreas do desenvolvimento dos pequenos, além de melhorar o rendimento escolar. Isso porque, ao saber suas tarefas e o momento de realizá-las, a criança não fica ansiosa nem estressada, tudo acaba tendo seu momento certo, e é executado com mais tranquilidade. Além disso, a rotina também auxilia na formação de bons hábitos.
Mas se para nós adultos pode ser difícil seguir uma rotina, para as crianças também pode não ser fácil. Tudo deve ser implementado com calma e de forma lúdica, sem pressões, ou a rotina pode ter efeito contrário: estressar ao invés de facilitar o dia a dia. A empresária e blogueira Ariane Osshiro é mãe do Pedro de 2 anos e conta que na casa dela há rotina, mas não é rígida com ela: “Entendo que as crianças precisem de rotina, mas também entendo que elas precisam mais de quem as compreendam. Assim como nós adultos, as crianças também têm dias com menos apetite ou queremos dormir até um pouco mais tarde.” Explica Ariane.
Como implementar uma rotina?
A rotina da criança deve ser pensada por toda a família e, se possível, com a participação dela. Dessa forma, ela se sentirá parte integrante da família e colocará seus desejos, medos e dificuldades.
O começo pode ser difícil, é preciso perseverar. De todo modo, para que a rotina funcione bem, é preciso observar outro ponto: o exemplo. Os adultos da casa não podem cobrar uma coisa da criança que não fazem, ou tudo pode ficar bem confuso na cabecinha deles. A melhor forma de estabelecer regras e fazer as crianças obedecerem é dar o exemplo.
Com o tempo, verifique se a rotina está de acordo com a realidade da família e não tenha medo de mudar, se for necessário. Nesse caso é preciso avisar a criança e dar um tempo para que ela se acostume novamente.
Agenda ou calendário?
Vai depender muito da idade da criança. Para os menores, um calendário com figuras demonstrativas das atividades pode funcionar muito bem. Já para os maiores, uma agenda, onde conste também as atividades escolares, pode ser mais eficaz.
Tempo de cada atividade
É importante lembrar que a rotina deve contemplar não só as obrigações mas também o tempo que toda crianças necessita para descansar e claro, brincar.
Fonte: http://www.maecorujacg.com.br/2013/10/como-organizar-a-rotina-das-criancas/

Nenhum comentário:
Postar um comentário