quinta-feira, 27 de junho de 2013



"A brincadeira é a atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo... Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... O Brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação." (Froebel, 1912)


O Brincar é um tema abordado por diversos teórico e filósofos além de ser um tema vasto que possibilita imensos questionamentos. Neste artigo pretendo focar:

-benefícios deste ato prazeroso,
-diminuição no tempo da brincadeira com o passar dos anos,
-conseqüências deste declínio para crianças e jovens.

A importância do brincar e seus benefícios

Peço que antes de continuarem a leitura, respondam algumas questões:

Vamos relembrar:
-Quando vocês eram crianças, qual era a brincadeira que mais gostavam?
-Brincavam sozinhos ou com alguém?

Brincar é a atividade mais comum da criança e essencial para o desenvolvimento saudável. Este ato proporciona o desenvolvimento cognitivo, físico, social, e bem-estar emocional das crianças e jovens, além de ser uma forma importante de comunicação.

A brincadeira oferece oportunidade para a criança:
-mostrar suas características, seus sentimento, desejos que muitas vezes não consegue expressar através da fala,
-desenvolver a imaginação e criatividade,
-aprender a controlar o ambiente e seu comportamento neste meio,
-fortalece suas habilidades sociais, ou seja, "diferentes classes de desempenho social no repertório do indivíduo para lidar de forma competente com as demandas das situações interpessoais" (Del Prette & Del Prette, 2001, p.31). Exemplo de algumas habilidades: assertividade, empatia, autocontrole, expressividade emocional, habilidades sociais acadêmicas e outros,
-estimular a interação com o mundo,

Ao brincar a criança revive eventos que foram significativos, mostra seus sentimentos, comportamentos e dificuldades relacionadas a algumas situações. O ato de brincar permite que a criança procure soluções adequadas para comportamentos disfuncionais e através de brincadeiras e o uso da fantasias dirigidas, aumenta as chances da criança buscar alternativas para esses comportamentos inadequados que primeiramente atua através de personagens que representa e depois generaliza para o ambiente em que vive.

A brincadeira permite a criança desenvolver as habilidades necessárias para o futuro pois fornece experiências de vida crítica a qual as crianças podem se desenvolver como adultos confiantes e competentes.

Podemos destacar também a importância da interação dos pais nestas brincadeiras, aumenta a possibilidade de uma relação pai-filho saudável, essencial para a criança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário