PODE Não parecer, mas estimular seu filho, desde pequenino, a ajudar nas tarefas domésticas, passa-lhe grandes lições que ele levará para toda a vida!
Ele aprende a assumir responsabilidades, aprende a compartilhar e assim trabalhar em equipe, entende a importância de se ter disciplina, desenvolve autonomia, habilidades e torna-se uma pessoa mais segura e confiante. Sem falar do convívio familiar que encontra nessas tarefas, um momento propício para estreitar vínculos.
Independente de sexo e idade, meninos e meninas podem e devem, de acordo com sua idade, ajudar nas tarefas domésticas, sempre com a supervisão de um adulto, visto que boa parte das internações hospitalares de crianças devem-se a acidentes ocorridos em casa. Deve-se ensinar que vidro quebra e pode causar cortes dolorosos, que produtos de limpeza somente adultos devem manipular, que água quente queima, causa dor, e que criança não pode ficar perto de fogão ou qualquer outro utensílio ou objeto que contenha fogo, que eletricidade da choque e por aí vai…
E lembre-se que provavelmente você terá que reforçar esses cuidados para seu filho todas as vezes em que ele ajudar nas tarefas de casa. Afinal, nós adultos que temos o discernimento do que é certo ou errado, a criança não. Então, não basta alertar sobre os perigos uma vez e achar que ela já sabe se “virar sozinha”, e que tem responsabilidade sobre suas ações. Criança não é um adulto pequeno!
Para cada idade uma tarefa…
Por volta de 2, 3 anos: Nesta fase, ajudar nas tarefas domésticas é prazeroso para a criança, pois ela mexe em tudo, pega tudo e quer saber de tudo, rsrsrsr, interessante é usar do lúdico para ensiná-la!
Ela pode:
- Guardar seus bichinhos e brinquedos
- Colocar a roupa suja no cesto
- Ajudar estender a roupa no varal entregando-lhe os prendedores
- Regar as plantas
- Desligar a TV
- Colocar comida para os bichos de estimação
- Guardar sapatos que estejam espalhados pela casa
- Colocar papel higiênico no banheiro
- Arrumar a mesa para as refeições
Entre 4 e 6 anos: Já é possível ensinar a criança a
- Retirar o pó dos móveis
- Arrumar a própria cama
- Ajudar no preparo de alguma receita
- Varrer o chão com mini vassouras
- Ajudar a retirar as sacolas de supermercado de dentro do carro para a casa
- Todos os itens da fase anterior 

A partir de 7 anos: Agora já não é tão fácil envolver as crianças nas tarefas pois ela já sabe distinguir o que trabalho e o que é brincadeira, rsrsrrs, e talvez não queria fazer uma ou outra atividade, ou não queira fazer mais nada! Nessa hora, pode-se pensar em uma mesada! Surge a oportunidade de ensinar a importância do trabalho e como lidar com o dinheiro.
- Agora que ela já arruma a mesa para refeições e ajuda a retirar a louça, ela pode também lavá-la, sobre a supervisão de um adulto. Ou pode então, enxugar e guardar.
- Ajudar a estender e recolher roupas do varal
- Dar uma olhadinha nos irmãos menores e entretê-los
- Ajudar a fazer a lista do supermercado e avisar quando determinado alimento acabou
- Guardar as roupas já passadas nos armários
- Arrumar a própria mochila escolar, separar seu uniforme e calçados
- Lavar algumas roupas
- Passar pano no chão
- Limpar e organizar armários
- Ajudar a lavar área externa da casa
- Aprender a verificar se portas e janelas estão trancadas, luzes apagadas e telefones de emergência como 190, 192 e 193
- Todos os itens das fases anteriores 

Nessa fase, com domínio da coordenação motora e melhor capacidade de discernimento, pode-se atribuir a criança tarefas domésticas mais complexas e de maior responsabilidade. Lembrando sempre que, a responsabilidade sobre elas é dos adultos, pais ou responsáveis que fiquem com a criança!
Fonte: http://www.maecorujacg.com.br/2014/04/tarefas-domesticas-x-criancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário