sábado, 12 de julho de 2014

O cérebro e o brincar

Sabemos a importância do desenvolvimento intelectual e emocional dos nossos pequenos na primeira fase da vida, quando eles começam a construir a máquina engenhosa que é o cérebro. Para isso, podemos incentivá-los com atitudes básicas do nosso dia a dia como as brincadeiras.


Ao brincar eles desenvolvem diversas habilidades que vão precisar no futuro. O “faz de conta” é um exemplo. Nele seu baixinho experimenta papeis e aprende atitudes, como esperar e descobrir as possibilidades.
No aprendizado pela imitação, o pequeno também treina para a vida, tanto ao brincar de ser cozinheiro, quanto na hora de dar banho nas bonecas. As brincadeiras fazem com que surjam novas conexões cerebrais. E estudos indicam que, com isso, certas regiões do cérebro liberam a noradrenalina, uma substância que está relacionada diretamente à plasticidade, que é a capacidade do órgão de aprender.
Ou seja, não é apenas estudando que ele será mais inteligente. A brincadeira é fundamental para que o cérebro do pequeno atinja seu potencial completo.
Confira nessa sessão todos os brinquedos, e suas respectivas habilidades, desenvolvidos pensando no aprendizado dos baixinhos. Incentive a brincadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário