A CBN Foz foi conversar com a psicóloga Ana Maria dos Santos, e perguntou o que muitos pais gostariam de saber. Como administrar esse tipo de comportamento?
“Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar organização tanto na vida cotidiana, quanto da psique da criança. Isso faz com que ela cresça mais segura para lidar com questões afetivo-emocionais e com os relacionamentos, seja dentro da família ou no mundo externo”, explica a psicóloga Ana Maria dos Santos.
Muitas vezes os pais adquirem o hábito de esperar os problemas acontecerem para depois tentar solucioná-los. “Esperamos que os filhos adquiram hábitos e rotinas que não são saudáveis ou socialmente aceitos e depois queremos, rapidamente, que eles entendam que existem limites”.
“Vale dizer que as crianças não nascem com problemas de comportamento. Elas adquirem ao longo do convívio com os pais, com a educação que recebem. A maioria dos pais, às vezes, peca por excesso de superproteção, por amor, por não querer fazer e repetir o que teve na sua educação e não gostou. Acabam perdendo o bom senso, porque educar é colocar regras, impor limites”, diz a psicóloga.
Fonte:CBN
Nenhum comentário:
Postar um comentário