domingo, 3 de agosto de 2014

Será que você sabe impor limites nas crianças?


Uma das tarefas mais difíceis na hora de educar as crianças é impor limites. Os pais precisam entender que algumas atitudes, por mais duras que possam parecer, são necessárias para a formação da personalidade e desenvolvimento dos pequenos. Em uma entrevista para o portaliG Delas, a psicóloga neozelandesa Diane Levy, autora do livro É Claro que Eu Amo Você... Agora Vá para o Seu Quarto!, fala que reconhecer e evitar estratégias exaustivas e inúteis torna os pais mais convincentes em suas ordens ou instruções.
Os pais são o modelo no qual a criança vai se espelhar. Eles são os responsáveis em “moldar” a personalidade dos seus filhos. Não espere que os problemas apareçam para depois solucioná-los. A criança aprende a ter limites a partir do respeito. Tenha diálogo e comece a educá-las desde cedo para serem pessoas criativas, independentes e com autoestima. Quando os pais não conseguem estabelecer regras e limites, a criança passa a se sentir insegura e tem dificuldades em lidar com perdas, frustrações e acabam manipulando os pais.
Será que existem técnicas para impor limites? O guia abaixo, desenvolvido pelo portal Uol Mulher, detalha algumas técnicas úteis para pais e mães usarem com os pequenos.
Para crianças de 0 a 1,5 anos
- Para incentivar um comportamento desejável e positivo, bata palmas e sorria.
- Bebês aprendem por repetição. Ao levar a colher à boca da criança, a mãe pode abrir a boca junto para que ele possa repetir.
- Bebês entendem o tom de voz. Por isso, fale com carinho, suavidade e clareza.
Para crianças de 1,5 a 3 anos
- Abrace e elogie a criança sempre que ela comer tudo ou atender aos pedidos dos pais.
- Não grite ou altere o tom da voz com amigos e familiares se você ensina seu filho a não gritar com os outros. Lembre-se: você deve ser o exemplo.
- Não dê atenção enquanto a criança estiver chorando por manha. Quando ela voltar ao seu comportamento normal, dê abraços e faça elogios.
Para crianças de 4 a 6 anos
- Estimule e valorize a colaboração da criança em pequenas tarefas.
- Estabeleça algumas regras simples, como não gritar, não bater a porta e não levantar da mesa antes de terminar as refeições. Você pode recompensar a criança com elogio e uma estrelinha no quadro (como na época da escola).
- Tenha diálogo com a criança. Explique porque ela não pode fazer determinadas coisas e ter determinadas atitudes.
Fonte: Calesita, CBNDiscovery Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário