Baseada na filosofia educacional de Rudolf Steiner, fundador da antroposofia (associação do aprendizado entre a razão e anseios espirituais do homem), a pedagogia Waldorf é apontada pela Unesco como o método pedagógico inclusivo e adequado para manter o nível de aprendizado equacionado, principalmente nas áreas de grande diversidade cultural.
O processo de aprendizagem da pedagogia Waldorf é interdisciplinar, integrando elementos práticos, artísticos e conceituais. Segundo especialistas, esta abordagem valoriza o papel da imaginação, desenvolvendo o pensamento criativo e analítico.
"O objetivo da pedagogia Waldorf é fornecer às crianças e aos jovens, além do aprendizado formal, as bases para o seu desenvolvimento moral e exercício da liberdade, tentando ajudar cada criança a atingir o seu 'destino', aquilo a que aspira através de seu melhor rendimento", explica a diretora da Escola Livre do Algarve, que utiliza o método na instituição de ensino.
Como é uma escola Waldorf
No Brasil, existem dezenas de escolas que aplicam os métodos de ensino baseados na pedagogia Waldorf. Reconhecidas pelo Ministério da Educação, as escolas especializadas neste sistema pedagógico podem ser facilmente encontradas através do site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Na aparência, uma escola que aplique a pedagogia não difere em muita coisa de escolas menos tradicionais, como a Escola Construtivista ou a Montessoriana. As salas de aula têm mesas e cadeiras geralmente dispostas em círculos ou com os alunos de frente aos outros, como geralmente acontece nas mesas de refeição.
Há ainda nas salas de aula os espaços destinados ao desenvolvimento de técnicas de como pintura, teatro e trabalhos manuais de artesanato.
Pedagogia Waldorf na prática
As aulas do ensino infantil dão ênfase em atividades artísticas. Sem divisão de gênero, muitas das chamadas escolas Waldorf ensinam os meninos a cozinhar e fazer tricô.
Na hora da avaliação, pode-se adotar ou não a aplicação de provas e testes. Mas como é o mesmo professor que vai acompanhar o aluno ao longo do ensino fundamental, a pedagogia Waldorf leva mais em conta as etapas de desenvolvimento do estudante e não testes pontuais.
"O interessante nestas formas de ensino menos tradicionais é ter como prioridade o desenvolvimento do estudante, e não única e exclusivamente a absorção pragmática do conteúdo", exalta a pedagoga Leila Amaral.
Aprender dançando
Além de desenhos, escultura e habilidades manuais, se existe uma técnica específica que possa caracterizar bem o método de pedagogia Waldorf é a euritmia. Definida como a arte de movimento, funciona como se fosse uma dança ou coreografia, associando movimentos do corpo à fala.
Como se estivessem ensaiando para um musical, os alunos são estimulados a falarem sobre o conteúdo ensinado, enquanto se movimentam pela sala.
Segundo especialistas, trata-se de uma técnica que ajuda a desenvolver a concentração, a autodisciplina e estimula a percepção em relação ao outro. Numa escola de método Waldorf, aulas de geometria, línguas e até matemática são ensinadas através da aplicação da euritmia.
Fonte: A revista da mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário