A Revista Crescer compartilhou 5 passos para ajudar pais e mães a contarem histórias para seus filhos, encantando e tornando o ambiente ainda mais lúdico.
Passo 1: Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quando mais elementos da história ela puder reconhecer, melhor será o interesse.
Passo 2: Antes de ler o livro ao seu filho, faça-o primeiro para você, para que as partes impactantes fiquem bem gravadas e você consiga deixá-las ainda mais emocionantes. Se vai tirar a história da cachola e não de um livro, faça o mesmo, contando para você antes de contá-la ao seu filho.
Passo 3: Uma narrativa leva ao mundo da imaginação e do sonho, então, nada melhor do que criar um clima antes de começar a leitura. Prepare um espaço para a história, vale um cantinho especial no quarto, com luz mais baixa e almofadas no chão.
Passo 4: Dar ritmo à narrativa é um dos mais importantes, afinal, história que é boa mesmo precisa ter ritmo. Se o herói está mais pensativo, fale mais pausadamente e com tom de voz mais baixo. Se ele estiver em um momento mais intenso, uma fala firme e apressada combina bem e vai prender a atenção do seu filho.
Passo 5: Dê um bom fechamento à história. Por isso, “amanhã eu continuo” vai deixar a criança pequena ansiosa. Leia até o fim. E lembre-se de que o seu filho precisa sonhar e, por isso, quanto mais mágico for o final, mais realizado ele ficará.
Com essas dicas vai ficar ainda mais fácil mostrar para as crianças o poder de uma boa leitura. Não precisa ser nenhum especialista em histórias, basta fazer com amor, carinho e dedicação. Pais e mães também podem passear com os pequenos em feiras de livros e livrarias. A cada passeio, incentive a criança a escolher um livro para ganhar.
Fonte: Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário